Acessibilidades
—
Ligações rodoviárias
Alter do Chão encontra-se ligado por rodovias rápidas às principais cidades nacionais e do hinterland espanhol:
Ligações ferroviárias
A 60km de Elvas, por onde passará o Corredor Atlântico Ferroviário, o que posiciona Alter do Chão estrategicamente para usufruir das vantagens de mobilidade que esta rede de mobilidade ferroviária internacional representa para o tráfego de mercadorias, tornando este Concelho uma localização muito atrativa para empresas de logística.
Este corredor ferroviário internacional liga mais de 10 regiões de cinco países da União Europeia e garante a ligação aos portos e plataformas logísticas multimodais do Arco Atlântico, bem como aos restantes corredores europeus (https://www.atlantic-corridor.eu/).
Ligando os principais portos portugueses entre si e o Porto de Sines a Évora, Badajoz e Madrid, o Corredor Atlântico Ferroviário atravessa e evidencia a região do Alentejo, tornando esta região muito atrativa para empresas de logística.
O Corredor Ferroviário do Sul, com a construção do troço entre Évora e Elvas e a obra de modernização da infraestrutura ferroviária entre Elvas e a fronteira de Caia, são outras componentes do investimento em mobilidade e acessibilidade previstos para a região que permitirá reduzir o tempo de trajeto de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia em cerca de 1h30.
Ligações aéreas
Alter do Chão fica no centro de um triângulo de três infraestruturas aeroportuárias – O Aeroporto da Portela, em Lisboa, a 2h (190km); o aeroporto de Talavera la Real, nos arredores de Badajoz, a 1h20 (95km) e o novo aeroporto de Beja a cerca de 2h (160km), este último constitui uma infraestrutura com capacidade disponível considerável tendo sido pensada, principalmente, para dar resposta ao tráfego aéreo de mercadorias.
A cerca de 34 km de Alter do Chão encontra-se o aeródromo de Ponte de Sor.
Utilities
—
Energias tradicionais e alternativas
O Concelho de Alter do Chão faz parte da região com mais horas de exposição solar da Europa, o que lhe confere um grande potencial na captação de energia de recurso solar e muito apetecível para a instalação de infraestruturas com tecnologias de concentração solar de pequena, média e grande dimensão.
Dispõe de capacidade instalada de energia de fontes tradicionais para fornecer energia elétrica de Muito Alta, Alta, Média e Baixa Tensão.
O Concelho de Alter do Chão tem a capacidade de fornecer Gás Natural através da ligação à Estação de Redução e Medição de Gás Natural (GRMS), localizada no Concelho, e que constitui um ponto de entrega para a rede de distribuição local.
As reservas e tratamento de água
O Concelho de Alter do Chão dispõe de uma rede pública de fornecimento de água industrial e doméstica, completada por diversos furos hertzianos existentes no Concelho.
A construção da futura Barragem do Pisão, constituirá uma reserva estratégica de água posicionando-se como uma alternativa de abastecimento público e uma garantia de resposta integrada em eventuais situações de risco, como sejam, situações de seca extrema ou como medida de redução da probabilidade de ocorrência de cheias.
Esta reserva estratégica de água, com capacidade para garantir o abastecimento às populações do Alto Alentejo, utilizará recursos hídricos de uma bacia hidrográfica totalmente localizada em território nacional, o que permite assegurar o abastecimento com uma maior fiabilidade e independência de fatores externos territoriais.
Outras utilidades
Para além das referidas utilidades o Concelho de Alter do Chão disponibiliza o acesso a redes de comunicação de voz e dados (fibra 200/200Mbps), bem como, infraestruturas de tratamento de efluentes.
Alter do Chão terá, a curto prazo, acesso a internet em espaços públicos com a implementação de rede wi-fi sem custos, na sequência de um concurso promovido pela EU no âmbito das cidades digitais.
Os equipamentos sociais e de saúde
—
Unidades de saúde e hospitalares
Alter do Chão tem infraestruturas de apoio à saúde adequadamente dimensionadas e equipadas, quer sejam unidades hospitalares, quer unidades de saúde primários, nomeadamente, o Hospital Dr. José Maria Grande, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano que dista 30km da cidade e o Centro de Saúde de Alter do Chão.
Infraestruturas e serviços de apoio a idosos
No Concelho existem unidades de apoio à população mais idosa ou com necessidades específicas através da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média e Longa Duração de Alter do Chão.
Infraestruturas e serviços de apoio crianças
Para além das unidades escolares, Alter do Chão possui estruturas de apoio dedicadas à primeira infância.
Qualidade de vida
—
Alter do Chão ocupa uma excelente 10ª posição no Rating de Qualidade de Vida da Marktest, na sua edição de 2020, de entre os 308 Concelhos do país.
Para esta notável posição de Alter do Chão em termos de Qualidade de vida contribuem boas marcas do Concelho num conjunto de 13 indicadores, dos quais se destacam os equipamentos de saúde, número de escolas e de estabelecimentos comerciais e ainda os recursos culturais per capita, a baixa taxa de criminalidade e a amplitude térmica média.
A estes juntam-se outros indicadores igualmente determinantes na perceção de uma vida saudável e com qualidade, como sejam, o baixo nível de poluição, o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, as oportunidades de contacto com a natureza e a inexistência de filas de trânsito ao longo do dia.
Segundo o Global Peace Index 2019, Portugal está entre os países mais seguros do mundo, ocupando o 4º lugar, atrás da Islândia, Nova Zelândia e Áustria. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Alter do Chão apresenta-se como um dos cinco locais mais seguros para viver em solo nacional.
Para além de riqueza e emprego, os indicadores padrão da qualidade de vida medem, o ambiente construído, saúde física e mental, educação, recreação e lazer e pertencimento social, fatores construtivos dos cinco domínios conceituais de qualidade de vida - bem-estar material e físico, relacionamento com outras pessoas, atividades sociais, comunitárias e cívicas, desenvolvimento e realização pessoal e recreação – fatores que destacam o Concelho de Alter do Chão como um local aprazível com potencial de atrair famílias de profissionais dispostas a apostar numa vida mais tranquila e plena.
—
Os incentivos disponíveis
—
No Programa de Estabilidade Económica e Social (PEES) foi dada particular atenção às regiões do Interior com medidas que visam incentivar a fixação de trabalhadores nestas regiões e financiar o desenvolvimento de infraestruturas capazes de atrair empresas que apostem numa deslocalização para fora dos centros mais populosos – Alter do Chão posiciona-se na 1ª linha no acesso a estes incentivos.
—
Neste âmbito foi criado o Guia Fiscal do Interior que centraliza algumas das medidas preconizadas para estes territórios ( Guia Fiscal do Interior ) .
Para além das medidas previstas no Guia Fiscal do Interior, o PEES prevê, também, medidas específicas para os setores de atividade estratégicos identificados para Alter do Chão, como sejam:
Ações no âmbito da promoção da Investigação no Interior, da qual o Cluster do Cavalo se poderá posicionar como beneficiário
Ações no âmbito do apoio ao sector Agroalimentar e Agrícola no Interior
Ações no âmbito do apoio ao Turismo
O Programa de financiamento Portugal 2020 acolhe, ainda, outros programas para apoiar a atividade empresarial e de investigação e que, sendo de caráter transversal tendem a cofinanciar com condições mais favoráveis os territórios do Interior, onde se insere Alter do Chão.
Por último, refira-se que o Plano de Recuperação e Resiliência, recentemente criado, dá particular atenção à correção de assimetrias regionais através de investimentos em infraestruturas, nas florestas e na água.
CONTACTOS:
Email: sai@cm-alter-chao.pt
Telefone: +351 245 610 000