O que fazer em Alter do Chão?
- Feira de S. Marcos
- Festa da Juventude
- Festas de Verão
- Alter CulturFest
- Alter International Horse Summit
- Provas hípicas
- Passeios de charrete e a cavalo
- Visitas guiadas – Cavalariças, Falcoaria, Museu – Casa dos Trens
- Saída da eguada para os campos
- Palácio /Casa do Álamo
- Pelourinho de Alter do Chão
- As Fortificações de Alter Pedroso (ruínas)
- Estação arqueológica de Alter do Chão
- Chafariz da Praça da República (Alter do Chão)
- Anta dos Tapadões, Alter Pedroso (Megalitismo)
- Ponte Romana de Vila Formosa (séc. I a.C. – séc. I d.C.)
- Villa Romana Casa da Medusa (séc. I-VII)
- Villa Romana da Quinta do Pião (Alto Imperial)
- Necrópole Medieval da Quinta da Cerca (séc. VII-IX)
- Percursos pedestres e Caminhos de Santiago
- Enoturismo
- Atividades a cavalo, de bem-estar e viticultura em espaços de turismo rural
- Passeios de balão
- Observação da natureza, cultura e património etnográfico
- Passeios em BTT, Moto-Quad e Jeep
- Atividades lúdicas e recreativas náuticas
O setor do Turismo é muito expressivo no Concelho de Alter do Chão, com uma oferta de alojamento de qualidade, diversas unidades de restauração e programas culturais e desportivos de iniciativa privada e da autarquia.
—

O Turismo é uma atividade com peso considerável na economia portuguesa, registando na região do Alentejo um crescimento de 18,2%, ao nível dos proveitos, no período de 2018/2019, bem acima do incremento nacional dos proveitos desta atividade que se cifra em 7,9% para o mesmo período.
Património Cultural e Natural
—

Alter do Chão tem um importante património de potencial turístico com casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, e vários monumentos históricos, dos quais se destacam o Castelo e a Casa do Álamo, núcleos museológicos abertos ao público e atividades culturais com caráter regular.
- O Palácio / Casa do Álamo
- O Pelourinho de Alter do Chão
- As Fortificações de Alter Pedroso (ruínas)
- A Estação arqueológica de Alter do Chão
- O Chafariz da Praça da República (Alter do Chão).
A Coudelaria de Alter, para além da componente desportiva, dispõe de programas turísticos que incluem a visita ao espaço - Picadeiros, Cavalariças, Falcoaria e Casa dos Trens - com uma abordagem histórica, desde a sua criação até aos dias de hoje, e promovendo a interação com o dia a dia de uma coudelaria.
—

A Coudelaria possui, também, núcleos museológicos e zoológicos de grande interesse, bem como diversas atividades pedagógicas centradas na evolução e divulgação da preservação ambiental, patrimonial e turística, dos quais se destaca a exposição de falcões, propriedade do Grupo Vila Galé.

Ponto alto do interesse turístico da Coudelaria é a emblemática “saída da eguada”, momento diário em que todas as éguas saem para o campo.

A caça desportiva é outra atividade turística com elevado potencial, oferecendo a Coudelaria de Alter programas de caça controlada a gamos, javalis, espécies migratórias, rolas, pombos e tordos em determinados períodos do ano.
Notável é também o Património Arqueológico, revelador do legado cultural das comunidades humanas que se estabeleceram no território do atual concelho de Alter do Chão, de entre os quais se destacam:
- Anta dos Tapadões, Alter Pedroso (Megalitismo)
- Ponte Romana de Vila Formosa, Seda (Monumento Nacional, séc. I a.C. – séc. I d.C.)
- Villa Romana Casa da Medusa, Alter do Chão (Imóvel de Interesse Público, séc. I-VII)
- Villa Romana da Quinta do Pião, Alter do Chão (Sítio de Interesse Público, Alto Imperial)
- Necrópole Medieval da Quinta da Cerca, Alter do Chão (séc. VII-IX)

Em particular destaca-se a figura de Alexandre, o Grande, num mosaico descoberto na Casa da Medusa que, de acordo com revista internacional National Geographic, é um dos três mosaicos romanos existentes no mundo com representações do monarca macedónio e o único que se encontra no local original.
—
Estes achados arqueológicos justificam, per si, a promoção de Alter do Chão como destino do Turismo Histórico e a criação de percursos e infraestruturas de apoio que deem a conhecer este património único.

Oferta de Alojamento
—

A estrutura do alojamento turístico do Concelho divide-se em Unidades Hoteleiras, Alojamento Local e Turismo de Habitação e Rural.


Neste setor, há que salientar a inauguração em 2020 do uma unidade hoteleira com 154 camas, que veio alterar o panorama da atividade turística na região, com repercussões no dinamismo dos serviços associados a este setor – o Hotel Vila Galé Collection Alter Real
O impacto da entrada em funcionamento do Hotel Vila Galé Collection Alter Real, não se fica pelo setor do turismo, sendo previsível que venha a alavancar o aumento da oferta educativa na região, por via da necessidade de capital humano especializado e a incrementar, consideravelmente, a atividade do cluster do cavalo e do setor agrícola, ampliando a oferta de serviços e produtos.
—
Atividades de Lazer
—

A autarquia tem um papel preponderante na divulgação cultural ao promover com regularidade uma agenda de programas e eventos.

- A Feira de S. Marcos
- A Festa da Juventude
- As Festas de Verão
- A Alter CulturFest

Outros players na região contribuem com programas de interesse turístico em Alter do Chão como, por exemplo, a Perfect Moments que proporciona atividades a cavalo, de bem-estar, associadas ao vinho e à viticultura, programas para crianças e para toda a família que incluem passeios de balão, de barco e observação de aves.

Outras empresas dispõem de programas de observação da natureza, cultura e património etnográfico – como é o caso da Portugal Landescape Walks ou ainda da Alter4Adventure (Fonte: Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Alter do Chão).
- O Percurso pedestre OLHAR SOBRE A RIBEIRA DE SEDA, que partindo da povoação de Seda termina no limite entre os concelhos de Alter do Chão e Avis, cruzando cursos de águas, vinhas e olivais
- O Percurso pedestre ROTA DO CASTELO DE SEDA, que inclui um troço urbano e caminhos rurais de deslumbrantes paisagens
- O Passeio Pedestre ALTER DO CHÃO: COUDELARIA E VILA, percurso com foco na Coudelaria e nas atrações turísticas da urbe
- CAMINHOS DE SANTIAGO DO ALENTEJO – Três rotas distintas, com cerca de 1200Km

O Enoturismo é um tema incontornável quando se fala da atividade turística de Alter do Chão, sendo os seus vinhos Terra d’Alter, Herdade Papa Leite e Vale Barqueiros, conhecidos no mercado internacional, com particular ênfase na exportação para a Europa e os Estados Unidos.

Decorrente das necessidades criadas pela nova unidade hoteleira instalada na Coudelaria, novas empresas surgem em Alter do Chão no setor das atividades de lazer com ofertas diversificadas como, por exemplo, passeios em BTT, Moto-Quad e Jeep.

O projeto de construção da Barragem do Pisão vai, igualmente, abrir o leque de oportunidades de aproveitamento turístico, ao potenciar a diversificação da oferta de atividades lúdicas e recreativas de âmbito náuticas, na medida em que se prevê, ao nível de pleno armazenamento, que a barragem venha a ter uma área inundada de cerca de 7 km², possibilitando a criação de um espelho de água de dimensões consideráveis e com zonas morfologicamente muito distintas.

Porquê o Turismo e Lazer?
—

Para mais informação por favor aceda aqui