A existência deste cluster em Alter do Chão é um fator diferenciador do Concelho, com espaço para crescer e diversificar produtos e atividades e com impactos positivos expectáveis nos setores da Agroindústria e do Turismo
—
Ambiente empresarial
—
As empresas pertencentes ao Cluster do Cavalo exercem a sua atividade, principalmente, em três setores – Atividades Artísticas, Desportivas e Recreativas; Atividades Científicas e Técnicas e Atividades Comerciais.
Alter do Chão tem em conta o impacto e contributo da tecnologia e da investigação científica na competição, a forma como contribuem para o avanço da medicina equestre e para a evolução na reprodução equina, ou para o desenvolvimento de novos negócios e do impulso empreendedor.
Em Alter do Chão encontram-se reunidas condições excelentes para acolher unidades industriais, start-ups e empresas de base tecnológica e criativa associadas à economia do cavalo – um Parque Empresarial totalmente infraestruturado e um Pólo de acolhimento de empresas com instalações chave-na-mão e redes de comunicações robustas.
O Cluster do Cavalo em Alter do Chão tem como centro dinamizador a Coudelaria de Alter Real, fundada pelo Rei Dom João V em 1748.
O Cavalo Alter Real, uma estirpe genética do Puro Sangue Lusitano e a mais premiada das quatro raças de cavalos portugueses, apresentando características ao nível Arte Equestre, nomeadamente Dressage, Equitação de Trabalho e Atrelagem.
A Coudelaria de Alter do Chão funciona numa propriedade com 800ha com um património natural paisagístico, flora e fauna de grande valor e é o polo agregador de diversas atividades associadas ao cavalo.
A Coudelaria de Alter do Chão
É conhecida a existência de toda uma economia equestre a nível mundial, fruto do potencial do mundo equestre aplicado a diferentes áreas de atividade e com impactos consideráveis nas economias locais onde se inserem estes pólos dinamizadores.
—
Educação e Investigação
—
Alter do Chão possui infraestruturas educativas, científicas e cursos que integram o tema do cavalo, o turismo e a marca Alter – existem atualmente competências letivas específicas na região, alinhadas com a procura de mão de obra especializada das empresas do Cluster do Cavalo.
Estruturas educativas, científicas e de formação especializada equestre
- Equinicultura (licenciatura)
- Enfermagem veterinária (licenciatura)
- Formação profissional em Desporto e Formação Equestre (CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional)
- Cuidados veterinários (CTeSP)
Situa-se na Coudelaria de Alter do Chão e dispõe de formação a nível do secundário de:
- Técnico de gestão equina
- Técnico de acompanhante de turismo equestre
- Tratador e debastador de equinos
- Unidade de neonatologia e reprodução
- Unidade clínica (clínica geral e ortopedia)
- Laboratório genética molecular
- Unidade desbaste seleção e testagem
- Medicina interna
- Cirurgia eletiva e imagiologia
- Controlo reprodutivo
- Neonatologia
Localizado frente à Zona Industrial de Alter do Chão, posiciona-se como um futuro pólo de conhecimento e motivo de atração de pessoas e projetos – Espaço equipado para acolher start-ups e pequenas empresas com ligação ao negócio do cavalo e promover cursos do ensino médio e superior, com particular interesse para a formação na área científica do cavalo, aproveitando as instalações laboratoriais da Coudelaria de Alter, únicas no país, e as competências letivas do Institutos Politécnico de Portalegre e da Universidade de Évora.
Em Alter do Chão existe um ambiente favorável à instalação e dinamização de novas empresas para o desenvolvimento de projetos integrados de inovação e investigação do cluster do cavalo e potenciar o desenvolvimento de um pólo expansor de conhecimento e negócio.
—
Porquê o Cluster do Cavalo?
—
Para mais informação por favor aceda aqui